terça-feira, 1 de setembro de 2015

Algumas referências do artesanato na Bíblia Sagrada

    Há uma passagem na Bíblia Sagrada em que o apóstolo Pedro diz: "...verdadeiramente Deus não trata as pessoas com parcialidade..."(Atos dos Apóstolos 10:34). Para Deus somos todos iguais, Ele ama todos da mesma forma  independente da atuação profissional. Deus atribui ao artesão, camelô, doméstica, pedreiro, pintor, etc o mesmo valor de qualquer outra profissão. O próprio Jesus foi (ou melhor, é) um Rei e viveu entre os pobres como um humilde carpinteiro. Poderia ter escolhido qualquer outra profissão, mas, assim como nós artesãos, escolheu trabalhar com as mãos.
   O próprio Deus valorizou o trabalho dos artesãos utilizando seus serviços: as cortinas, os utensílios da Tenda da Presença de Deus, as roupas dos sacerdotes, a arca da aliança foram feitos por artesãos especializados escolhidos pelo próprio Deus para confeccioná-los.
   Por curiosidade fui pesquisar na Bíblia Sagrada algo relacionado ao artesanato e achei diversas citações. Veja abaixo algumas das muitas referências que a Bíblia Sagrada faz ao artesão e ao artesanato:



*Êxodo 31:1-11

Disse então o Senhor a Moisés: "Eu escolhi a Bezalel ... e o enchi do Espírito de Deus, dando-lhes destreza, habilidade e plena capacidade artística para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze, para talhar e esculpir pedras, para entalhar madeira e executar todo tipo de artesanato. Além disso, designei Aoliabe, ..., para auxiliá-lo. Também capacitei a todos os artesãos para que executem tudo o que lhe ordenei: A Tenda do Encontro, a arca da aliança e a tampa que está sobre ela, e todos os outros utensílios da tenda —a mesa com os seus utensílios, o candelabro de ouro puro e os seus utensílios, o altar do incenso,o altar do holocausto com os seus utensílios, a bacia com a sua base —assim como ... vestes sagradas para Arão, o sacerdote, como as vestes para os seus filhos, quando servirem como sacerdotes, bem como o óleo para as unções e o incenso aromático para o Lugar Santo. "



*Êxodo 35:25,26
Todas as mulheres capazes teceram com suas mãos e trouxeram o que haviam feito: tecidos azul, roxo e vermelho e linho fino.
Todas as mulheres que se dispuseram e que tinham habilidade teceram os pêlos de cabra.

*Êxodo 35:35
A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecido azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes para projetar e executar qualquer trabalho artesanal"

*2 Crônicas 2:7
"Por isso, manda-me um homem competente no trabalho com ouro, com prata, com bronze, com ferro e com tecido roxo, vermelho e azul, e experiente em esculturas, para trabalhar em Judá e em Jerusalém com os meus hábeis artesãos, preparados por meu pai Davi.


Como disse, essas são algumas citações, existem muitas outras na Bíblia.



aline-morais-atelier-patch-e-feltro



Nenhum comentário:

Postar um comentário